5.1.16

O que o bruxismo tá me dizendo?

Esses dias percebi que meus dentes doíam todas as vezes que comia algo. Beleza, faz um tempinho que não vou à dentista (fui antes da gravidez) mas também não é possível que tenha cáries em todos os dentes... Daí que veio a minha lembrança de algo que há tempos não me atormentava, o tal do bruxismo.

Sim, bruxismo. Quem não sabe o que é, resumindo é uma doença sem cura que faz a pessoa ranger os dentes principalmente à noite (mas também de dia), causada geralmente por fundo emocional, quase sempre stress ou ansiedade. Ao menos comigo sempre foi assim. Tinha muito bruxismo na época de escola, provas, vestibular. Pois bem, ainda não fui à dentista, mas desconfio seriamente que meu problema seja esse. Estou rangendo os dentes dormindo. :(

Consciente disso -  e me "terapeutizando" - me dei conta da ansiedade e dúvidas que tava sentindo por estar chegando a data de voltar a trabalhar. Antes de ter o Antônio, não tinha ideia do que sentiria nesse momento. Hoje, se eu fosse colocar uma imagem que resumisse o que eu sinto seria uma bela de uma interrogação "?"! Tenho muitas dúvidas de como vai ser... Como vou fazer... Será que...?!

Foto Léo Rizzo


Quando eu e meu marido pensávamos em ter filho, as coisas já foram mudando. Me preparei em vários sentidos e um deles foi o processo de trabalhar menos e em casa, para que tivesse mais tempo de qualidade para nosso filho. E, na cabeça da taurina aqui estava tudo certo e planejado (ou está, vai saber! rs...). Mas agora, que chegou a hora de recomeçar a trabalhar em casa com meu filho - na mesma casa - vem junto um monte de dúvidas e anseios e porque não: medo! Ui! O bruxismo tá aí me lembrando em meu corpo que esse processo tá dolorido. Talvez eu esteja sofrendo sem necessidade. Talvez eu esteja sofrendo antes da hora. Talvez eu vá tirar de letra (kkk), mas só talvez... O jeito é encarar e "ver de qualé", como dizem. 

Tenho lido várias matérias e posts de mães que trabalham em casa. Tem me relaxado. Escrever aqui também coloca para fora parte dessa energia que me pesa. Vamos lá, voltar a trabalhar... E sempre que der vou compartilhando com vocês meus sentimentos! ;) 

O bruxismo? Ele deu uma melhorada quando me conscientizei do problema e comecei a encará-lo de frente! Hehehe Meus dentes já não estão mais doendo, mas os sonhos são mais difíceis de controlar. Mas de sonhos (dormindo ou acordado) eu falo depois. :) Xêro!

4 comentários:

  1. Tê é tão bom te ler menina! Hehehe

    Olha só, como pessoa que sofre de bruxismo a tempos acho que você poderia conversar com o pediatra do Tom (sim!) sobre o que ele acha de você tomar algum fitoterápico para ajudar a relxar. Alguns remédios naturais da Welleda e Passiflora (flor de maracujá) ajudam muito a manter a mente relaxada durante o dia e o corpo a relaxar durante o sono. A minha dentista me recomendou isso e tem me ajudado demais com o bruxismo (também to usando aparelho, mas isso é só outra parte da história).

    De repente algo natural que não atrapalhe na amamentação possa ser um grande aliado nesse momento (nem que seja só cházinho de maracujá antes de dormir) :)

    Um beijo e bem-vinda de novo!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Re! Obrigada pelas palavras e indicações! :) Eu tenho a plaquinha, da época que era pior... Acho que nem encaixa mais tão bem agora, rs... Com certeza qualquer coisa que acalme ajuda sim! Exercício físico, meditar, rir com o Seu Gracinha... Obrigada pela preocupação. Já estou bem melhor! Atingir minha meta na semana passada foi de grande ajuda! ;) Hehehe Beijos!

      Excluir
  2. O corpo realmente fala!... é sempre bom prestar atenção nele...
    Espero que o bruxismo tenha melhorado.
    beijo grande,
    Erica

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Erica, sim, o corpo sempre fala! É muito comum somatizar.
      E sim, nem sinto mais dores, resolvido! Era ansiedade de voltar a trabalhar! Beijocas!

      Excluir