25.1.16

Sobre sonhar acordado

A gente escuta um monte que sonhar é de graça, que sonhar não custa nada, que vale a pena sonhar, que não podemos abrir mão dos nossos sonhos... Até a xuxa falou todo dia de manhã nos nossos ouvidos (​para ​quem for da minha geração) a importância de sonhar... E sempre vinha a música "Tudo pode ser, só basta acreditar, tudo o que tiver que ser será!"... [​Detalhe: pasmem! eu amava cantar essa música "Lua de Cristal" na frente do espelho... Pense?! Rs... Conta pra ninguém não! Kkk] Mas afinal, o que é exatamente sonhar? Que sonho é esse que tanto falam? Será que sabemos sonhar mesmo? E melhor, será que acreditamos nos nossos sonhos? Será que estamos realmente dispostos a realizar nossos sonhos?

Como já sabem, eu sou touro com ascendente em touro. Não sei se são os astros, ou se foi a minha criação, mas nunca fui de ficar sonhando na vida... Meu tempo - do sonho para realização - sempre foi muito rápido. Sou uma pessoa que realizo. E quando digo realizo, é qualquer coisa que sonho, entendendo aqui que sonho é algo que eu deseje, não precisa ser algo grandioso como ganhar na mega sena, entende? Aliás, esse é um dos pontos que quero chegar: qual o seu sonho? Ele é realizável? Depende de você o seu sonho? Ou depende da sorte de seus números serem sorteados? E se depende dessa sorte, você joga sempre na mega sena? Você se acha uma pessoa de sorte?

No meu entender, existem vários níveis de sonhos... Tem aquele sonho super simples, do dia-a-dia, do tipo: "meu sonho é conseguir responder todos os e-mails da caixa de entrada da Tê Pires", é um sonho que sempre tenho, nem sempre consigo realizar, mas o classifico como um nível simples de sonhos, se eu me esforçar, consigo realizar diariamente. Certo? Tem também os sonhos um pouco maiores, mas ainda sim, super acessíveis, como por exemplo: "meu sonho é conseguir fazer atividade física três vezes na semana". Complicado, para algumas pessoas, mas super realizável com disciplina e força de vontade, né? E também tem sonhos que às vezes envolve o ter e nem sempre é tão fácil, mas também é possível e só depende de você, tipo: "meu sonho é comprar aquela bicicleta holandesa." Ela pode ser mais cara, mais difícil de achar... Mas se você se programar, com o tempo, economizar, procurá-la, você vai conseguir. Você pode estar falando aí para você mesma: ah Tereza... Mas isso tudo aí que vc tá dizendo não é sonho, é só quereres, desejos, coisas simples. E é exatamente aí onde eu quero chegar! A vida é simples, a felicidade é simples, os sonhos são simples, porque não? Porque não sonhar algo realizável? Por você mesma! Para mim, esses são os meus desejos que encaro como sonhos e realizo. Assim, sou uma pessoa muito mais feliz que realizo sonhos praticamente diariamente! Não é fantástico? :)​

Claro que há também os sonhos maiores, os mais difíceis (e não impossíveis), aqueles sonhos que a gente precisa da ajuda de alguém, do universo conspirando a favor... Sabe? Também merecemos sonhar com eles. E aí que se encaixa o ganhar na mega sena. É possível, sempre alguém ganha, mas para ganhar, tem que jogar. Eu diria aqui, ampliando o conceito da categoria desses sonhos, tem que se jogar! ;) "Meu sonho é trabalhar com o que eu amo!" É possível, mas é mais difícil, demanda tempo, ajuda e​ colaboração do mundo também... Mas só realiza, quem se joga, quem tem coragem! Realizar sonhos maiores assim envolve mais tempo, organização, planejamento e quem sabe, um empurrãozinho de alguém. São sonhos mais difíceis de realizar sozinho, mas sim, são possíveis. E você está disposto a se jogar nos seus sonhos? Conheço muita gente e muita história de sonhos que não se realizam, mas que também não vejo as pessoas correrem atrás dele. Só sonhar, é sonhar dormindo. Para mim, sonhar acordado é fazer do sonho uma meta, alcançável. Os sonhos são os que nos fazem. São a nossa vida, nosso rumo que trilhamos. Steve Jobs falou assim:
"Cada sonho que você deixa pra trás, é um pedaço do seu futuro que deixa de existir."
Não é uma frase forte? E tão verdadeira... Compartilho dessa ideia. Cada sonho que temos, nos pertence, é uma parte da nossa vida, temos que valorizá-los e realizá-los! Em gestão, planejamento estratégico a gente aprende a ter uma missão, metas anuais e a se planejar com ações para isso. Os sonhos para mim se organizam da mesma forma. Pode até ser que às vezes a gente não alcance nosso sonho, algumas empresas não alcançam suas missões. Às vezes a missão até muda antes de chegar nela, porque não? No caminho da busca de um sonho, você pode querer outro. [já leram meu último post sobre impermanência?!] Os sonhos também se transformam.

Para terminar esse papo de sonhar acordado, quero deixar ainda uma frase do Rau​l​ Seixas para filosofar:
"Sonho que se sonha só ​é só um sonho que se sonha só. Mas sonho que se sonha junto é realidade." 
Eu acredito, e vivo experiências, que há sonhos que precisamos estar junto para realizar. Posso ser bem piegas e dar um exemplo óbvio que foi o meu sonho de ter filho. Precisei sonhar junto e então realizamos. :) Mas há vários outros sonhos que são assim... Para quem conhece, as papeleiras, só se realizou porque sonhei junto. E assim há vários outros exemplos... Às vezes (ou quase sempre, eu diria) precisamos sonhar junto. O outro traz a energia que faltava, uma habilidade que você não tem, uma coragem que naquele momento não te cabia. E é lindo isso!


Eu deixo aqueles sonhos impossíveis para quando estou dormindo mesmo. E me divirto com eles lembrando ​pela​ manhã. Mas para mim, sonho real é aquele que eu sonho acordado. Bem acordado, de olhos bem abertos e com planejamento. Eu sonho acordado porque eu realizo meus sonhos. E isso me faz mais feliz! :) Se liberta também! Escolha sonhos possíveis, reais, atingíveis. Seja legal com você mesma. Comece com sonhos nível fácil, sonhe e realize diariamente. Tenho certeza que vai fazer bem para você! ;) ​Até a próxima. ​Beijão!!!

Obs.: Ah! Sobre a mega sena, eu raramente jogo... Não acredito muito que eu vá ganhar não... Mas às vezes me dá um surto e vou lá e faço questão de escolher todos os números, nada de surpresinha! Rs... Mas eu sempre digo quando não ganho... A verdade é que eu já tenho sorte - muita sorte - no amor! E se me perguntassem o que eu preferia, ainda assim, escolheria o amor!

10 comentários:

  1. Oi Tê, linda mensagem, inspiradora!
    Desejo ser uma sonhadora de olhos bem abertos e pés bem no chão.
    Obrigada por tuas palavras. Beijão.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Marciele, que bom que gostou! :) Como disse, comece com sonhos pequenos, simples e todo dia você vai realizar. Você vai ficando fera e quando der por si, estará realizando grandes sonhos! Bjs!

      Excluir
  2. Mensagem linda. Eu tambem sonho muito acordada, principalmente depois que me tornei mãe. Se tivesse de contar com sonhos dormindo, seria muito triste, porque raramente lembro de algum. Meus sonhos (acordada) me enchem de energia e força. Alguns dificeis de concretizar, mas nem por isso deixo para tras. Vamos tentando, um passo de cada vez, um sonho de cada vez, com a certeza que chegaremos lá. Bjus mil.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Com certeza Maria! O importante é sempre termos sonhos e metas para alcança-los. E caso a gente mude o caminho, não tem problema nenhum, se a gente continuar tendo sonhos! :)

      Excluir
  3. Luiza Padoa25 janeiro, 2016

    haha tê!
    bem dragon dreaming este post!
    muito bom! beijos e bons sonhos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. hahaha é mesmo Lu! Não tinha percebido.
      Obrigada! :)

      Excluir
  4. Amei a forma que voce falou de sonhos..Sonhar nos leva mais alem!!!
    Um sonho aliado ao planejamento =Sucesso sempre!
    Te ,estou gostando muito de te conhecer melhor atraves do seu Blog.Bjo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom Solange. Seja bem-vinda e volte sempre! :)
      Bons sonhos - acordados - para você!

      Excluir
  5. Muito bom o post! Concordo demais com os "pequenos" sonhos, ou quereres, realizáveis. Tornam a vida muito mais interessante, com desafios constantes e muito menos frustrações. Vejo muitas pessoas reclamarem, ou até mesmo debocharem, das promessas de início de ano que nunca conseguem cumprir. Se prometessem aquilo que sonham, dentro do que é possível realizar, cumpririam. Uma passo de cada vez. A maioria dos sonhos grandes realizam-se aos poucos, como em uma escada, um degrau de cada vez. Até mesmo esses sonhos que se sonha junto passam pelo processo de conhecer as pessoas ideais para isso, planejar, descobrir o melhor momento. Um degrau de cada vez. Isso torna nossa existência interessante. Boa reflexão, amei. Beijocas

    ResponderExcluir
  6. Lindaaaaaaaaaaaaaaa!!!... Eu sou sagitario - não sei (ainda) meu ascendente. E acho que isso me faz sonhar muito acordada... Mas não realizar os sonhos. Diferente de você!
    Mas ano passado resolvi investir num sonho: me tornar professora de Yoga (Yoga é minha vida, Yoga mudou minha vida, Yoga é o ar que eu respiro...). E abracei firme esse sonho! Hoje estou finalizando 2/3 de um curso de 1,5 anos para dar o primeiro passo: um Curso de Aprofundamento e Formação em Yoga! E claro, escolhi pelo diploma de Formação, ou seja, professora. Explicando: é que o curso permite escolher entre so aprofundar e se capacitar para lecionar. E estou muito feliz... Sei que o caminho ainda é looooooooooooongo, mas estou nele! E isso que importa!
    Obrigada pelo post tão lindo... e encorajador!
    Vou pensar todo dia quando acordar num sonho que eu possa realizar - um sonho fácil - como tomar sorvete... hehehe
    Beijo no coração,
    Erica

    ResponderExcluir