3.2.16

O ano só começa depois do Carnaval?

Brasileiro tem essa mania de achar que o ano só começa definitivamente depois do Carnaval. Ainda bem que esse ano o Carnaval veio mais cedo, para essas pessoas que nisso acreditam, começarem o ano de vez! ;) Mas, para mim o ano começou - ou melhor, a projeção dele - ano passado. Estava ansiosa já para voltar ao trabalho e planejando como iria ser... Ideias, planos, metas, apenas mentais, mas era como se eu já estivesse em 2016. Logo o ano começou e já estava trabalhando para um novo curso online, criando peças e pensando em um dia de curso super especial, projeto novo da eduK que já já devem divulgar... Só posso dizer que o tema é o Dia das Mães e, claro, eu amei! <3 Como não participar?!

Depois das peças criadas e enviadas foi a vez de encarar alguns projetos de identidade visual que havia começado na gravidez e também a famosa caixa de entrada de e-mails... Muitos! Meus dias em janeiro passaram muito rápido. Dias com a sensação de que não havia rendido muito e dias que nem acreditava em tanto que havia conseguido fazer. As coisas, no final de janeiro, começavam a ter ritmo novamente. Facebook, Instagram, Lojinha e Blog ativos. E-mails sendo respondidos e muitos sonhos sendo planejados.  Me impressionei com a energia e criatividade que estavam guardados em mim, prontos para eu dar uma atençãozinha a eles...

Fevereiro já chegou e estou com a sensação que janeiro foi 3 meses tudo junto! :) Sabe?! Se o ano só começa depois do carnaval, por aqui o carnaval já passou, definitivamente. Ando refletindo muito sobre meu modelo de negócio. Lojinha, encomendas, aulas, blog, redes sociais... A forma de ver as coisas mudou e tenho imaginado novos formatos. Até uma nova marca da Tê Pires estou pensando em fazer, dar uma renovada na casa. ;) Tenho tido várias ideias e metas que não posso falar agora (muito mais bacana ser surpresa) mas que estou comentando para dizer que as coisas são assim. Pensadas, planejadas, estudadas e executadas com o tempo. Por exemplo, estou fazendo coisas que só se concretizarão em abril, outras em maio. E, ainda algumas, só em julho. Afinal, se o início do ano não for o momento para pensar no ano todo, quando será?! 


Você, que tem um negócio, craft ou não, já parou para fazer seu planejamento? A gente aprende, em Gestão de Empresas como é importante saber onde se quer chegar. Quais seus alvos, suas metas, seus sonhos (acordados)? Se a gente não sabe onde quer chegar, a vida leva a gente sem controle algum. Também não precisamos ser completamente fechados às nossas metas, podemos mudar no meio do caminho, se for interessante, mas, é certo que precisamos mirar, focar e agir em direção às nossas metas. Eu estou planejando já outro curso na eduK, em abril, além desse de um dia de fevereiro. Eu estou planejando uma lojinha nova: com novos produtos e até os carimbos vão mudar um pouquinho! :) Eu estou, atualmente, mais designer também, aproveitando meus talentos como designer na minha empresa e produtos, craft ou não. E, como disse anteriormente, também estou querendo renovar minha marca. Muitos planos. Todos estão na minha cabeça e papéis e alguns já inclusive nas ações. As coisas que a gente cria não acontecem magicamente, é 1% inspiração e 99% transpiração! :) Como disse Thomas Edison.

"Ah Tê... Mas quanto blá blá blá..." Essa conversa toda é só para te incentivar a criar, planejar e fazer. Topas?! Senta meia horinha com seu caderninho (comigo funciona assim, no papel!) e pensa sobre seu ano. Estabeleça metas e prazos, crie, sonhe (acordado!), planeje, decida, escolha. Pesquise sobre MAPA MENTAL no nosso amigo Google e veja que jeito bacana de visualizar seu ano/metas. Crie seu calendário do ano, pense quando lançará novos produtos, novos serviços, afinal, a gente precisa se reinventar. Tire aquele projeto da gaveta, do baú, do cofre. Feito é melhor que perfeito! Se liberta! E, se tiver difícil, comece aos poucos, planeje a semana. Você vai criando gosto, acredite! Olhe um exemplo de planejamento semanal que eu fiz para mim:


Descubra a sua forma de se organizar. Você só vai descobrir tentando e experimentando. O Escotismo me ensinou algo importantíssimo: aprender fazendo! Encare, erre, acerte. E se você quer curtir o Carnaval e só depois começar o ano, tudo bem... Dia 10 de fevereiro senta no seu café preferido, em plena quarta feira de cinzas, com seu caderninho e manda ver! ;) Se quiser, me conta depois, vou adorar saber. Se liberta e Feliz Carnaval! :)

10 comentários:

  1. O meu ano começou há um tempinho também (início de ano pra mãe de três filhos, o ano começa ceeeeedo, rs..) Muitas ideias na cabeça, milhões de coisas a serem planejadas e executadas. Confesso que no início assustei e até desanimei, mas não me deixei abater. Reorganizei as ideias que estavam no papel e estou andando mais devagar, sem correr, sem muita pressa. Entendi que não sou muito boa em planejamento e tenho certa dificuldade em me concentrar no alvo. O melhor é que sempre tem gente à nossa volta que nos impulsiona, nos faz enxergar o impossível como possível. E como essa gente tem me ajudado!!!! Você Tereza, é uma dessas pessoas. Me sinto ótima, mais animada, baterias renovadas quando leio seus posts ou assisto seus cursos. Suas idéias são sempre inspiradoras!!!

    Se eu já estava ansiosa pelo próximo curso, agora então, sabendo que o tema é Dia das Mães, ai ai ai.. ;)
    Simbora fazer arte!!!!! Bjim

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Malca, não é fácil mesmo, é um exercício constante ter planos, foco e realizar. por isso que precisamos estar com tudo anotado e organizado, para a gente não se boicotar! Força na peruca e vamos que vamos! ;) Sucesso! Até dia 27 na eduK. Bjs.

      Excluir
  2. Gratidão pelas sábias e inspiradoras palavra de incentivo! Encontro aqui a energia e o incentivo que preciso para seguir com todos os planos e projetos importantes e necessários. Também me identifico com as angústias, ansiedades e delícias de ser mãe trabalhadora. Obrigada mulheres guerreiras que compartilham suas vidas nesse espaço. Abraços!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Aê Ivanir! É tão bom escrever e compartilhar e poder nos identificar, né? Sucesso em 2016 e bons sonhos acordados para ti! Beijos!

      Excluir
  3. Gratidão pelas sábias e inspiradoras palavra de incentivo! Encontro aqui a energia e o incentivo que preciso para seguir com todos os planos e projetos importantes e necessários. Também me identifico com as angústias, ansiedades e delícias de ser mãe trabalhadora. Obrigada mulheres guerreiras que compartilham suas vidas nesse espaço. Abraços!

    ResponderExcluir
  4. Gratidão pelas sábias e inspiradoras palavra de incentivo! Encontro aqui a energia e o incentivo que preciso para seguir com todos os planos e projetos importantes e necessários. Também me identifico com as angústias, ansiedades e delícias de ser mãe trabalhadora. Obrigada mulheres guerreiras que compartilham suas vidas nesse espaço. Abraços!

    ResponderExcluir
  5. Querida, você já me respondeu ao comentário que deixei no post anterior, com esse!... Obrigada, suas palavras são sábias e incentivadoras! Um grande abraço no coração!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. eita! é mesmo?1 que bom!!! Então esse post foi especialmente para você! Rs... :) beijão!!!

      Excluir
  6. Meu ano começou em Setembro a todo vapor. Carnaval, não gosto, para mim nem existe, prefiro meus projetos e como trabalho em casa, esse feriadão é ótimo, ja que a vizinhança some, a rua fica super silenciosa e para quem é artesão o silencio é tudo, entretanto, ando tento dificuldades com a organização dos projetos e suas sugestões se encaixam direitinho em minhas necessidades,
    Ótimo texto, tê! Você sempre me inspirando, a propósito, comecei nesse mundo depois do seu primeiro curso com a Vanessa, e de lá para cá, não parei mais. Hoje estou em outra area, bolsas e acessórios, mas tudo começou por causa de vocês. Obrigada e que você tenha muito mais felicidade e sucesso.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom saber Ângela, fico feliz em estar sempre por perto te inspirando de alguma maneira, positivamente, claro! ;) Muito sucesso e bons sonhos acordados em 2016! Bjs!

      Excluir