1.11.16

Atualização da marca Tê Pires

Se a gente for pensar em - tudo tudo tudo que a gente faz e porque e para que e como - a gente sempre chega na questão TEMPO. É como se ele fosse - e é - a origem de tudo, o existir de tudo, o que faz acontecer e ao mesmo tempo o que a gente tanto deseja! Ainda vou escrever mais sobre esse TEMPO, que depois da maternidade fez eu ficar mais ainda obcecada por ele... E tempo é tão relativo, né? Tão único para cada um... Desde o ano passado planejo algumas coisas. Tinham metas, datas, mas as coisas acontecem quando estão prontas para acontecer. Desde o início do ano penso em algumas mudanças, a começar pela atualização da minha marca. Sim, coisa simples, mas necessária, para mim. E fiz. Acho que em maio passei a usá-la. Imperceptível para alguns, notória para mim, ela já está  nas casas dos meus clientes desde o início desse ano. Vejam só:

Marca antiga à esquerda e marca nova à direita [positiva e negativa]

Fiz a minha marca quando "as papeleiras" acabaram. A marca das papeleiras também tinha sido feita por mim e foi difícil dar um "tchau" para ela... Rs... Aquele coração (símbolo) então, está aqui, na minha pele, para sempre. Assim como essa história com a Van que tanto me orgulho. Bem, minha marca surgiu no início de 2014. Queria usar meu nome, mas não Tereza, pois já me chamavam de Tê, sempre... E meu sobrenome veio dar mais força ao logotipo. O "insight" do acento circunflexo do "tê" e o pingo do "i" do "pires" fez a marca surgir, enquanto ideia. Até ela funcionar enquanto imagem foi um processo doloroso, mas nasceu! Amei a ideia de ser um círculo perfeito e poder funcionar em qualquer sentido... Mas não ser um círculo fechado, já que é pontilhado. Trazia o desenho da costura, trazia originalidade, abertura, flexibilidade e meu nome. Sem querer encher linguiça para meu lado, um ótimo resultado. ;) Quem é designer e cria identidade visual sabe o quanto é difícil criar para si próprio... É difícil mesmo, dói, mas com persistência (e libertação!), nasce. :)

O mais engraçado é que alguns meses depois eu estava criando e vendendo carimbos na lojinha e minha marca me lembrava também um selo, um carimbo, E isso não foi levado em consideração em sua criação. Engraçado, né? Isso se chama sincronicidade!

Meu carimbo elétrico com minha nova marca atualizada e madeiras sendo carimbadas! :)

Com o tempo fui percebendo que havia algumas coisas que me incomodavam. Não a ideia dela, enquanto conceito, amo muito. mas outras coisas, como coisas técnicas: a redução da marca, achava que possibilitava pouca redução. E coisas estéticas: os pontilhados eram muito retos, me lembravam costura a máquina e não a mão. Engraçado, né? Mesmo a gente sabendo de um monte de coisas, até nossa própria marca tem o tempo certo dela... E a vida dela também. Assim, fiz alguns ajustes no desenho da fonte, aumentei o logotipo e ajustes nos traços do círculo (na costura) para parecer manual. Foi assim que a atualização da marca se deu. No momento estou bem satisfeita com ela, mas nada impede de mexer nela novamente daqui a um tempo. E boas marcas são assim, sofrem alterações, mas mantêm a sua identidade!

Você já tinha reparado nessa mudança? Fica mais fácil assim, né? Uma do lado da outra! :) Você tem sua marca a quanto tempo? Já sentiu necessidade de atualizá-la? Minha lojinha, que mudei o leiaute a pouco tempo, já está cheinha da minha marca nova:

Minha lojinha online com novo leiaute criado nesse semestre já com a nova marca atualizada

Voltando na história do tempo... A atualização da marca começou com um incômodo e uma vontade de algumas novas apresentações. Assim que atualizei a marca, fiz meu carimbo elétrico com ela, ainda no primeiro semestre deste ano. E estou em negociação com meu fornecedor de carimbos uma nova apresentação deles que finalmente chegou a hora de mostrar a vocês, mas isso é assunto para outro post! Já já!!! Comemorando 2 anos da lojinha! E quanto ao TEMPO? Se liberta! Ele já tem tempo demais e sabe exatamente qual o tempo dele. A gente ainda tá aprendendo... :)

Um comentário:

  1. Oi Tê, entendo perfeitamente sua necessidade de mexer na logomarca. Também passei por isso, e mudei um pouco, mas ainda não estou totalmente satisfeita, acredita? parabéns, sua marca está linda!

    ResponderExcluir